Proteção e seletividade com paralelismo de gerador diesel e/ou geração solar

Consumidores que são atendidos em média tensão ( Grupo A) no estado da Bahia pela Neoenergia Coelba e operam com gerador no horário de ponta, precisam apresentar à concessionária o estudo de proteção e seletividade paralelismo momentâneo em concordância com as suas normas. Este estudo é necessário para a Coelba verificar se as proteções da unidade consumidora estão devidamente dimensionadas e parametrizadas para atuação em caso de necessidade, sem interferir no sistema elétrico de distribuição externo.
Para desenvolvimento deste projeto, vamos precisar conhecer o as informações elétricas do(s) transformador(es) e gerador(es) para dimensionar a proteção requerida pela Coelba. Na sequencia o projeto será protocolado para homologação da concessionária.
Outras opções de geração também podem precisar da validação da Neoenergia Coelba, como a geração distribuída através de usinas solares. Quando a energia é medida em média tensão é necessário prever proteções para que o sistema da concessionária não sofra interferências devido a problemas na unidade consumidora.
A geração distribuída através de placas solares pode ser utilizada para injetar energia na rede da concessionária, desde que atenda as recomendações do Módulo 3 do Prodist, que trata do acesso ao sistemas de distribuição. Com isso, após desenvolvimento do projeto, este deverá ser submetido para apreciação e homologação da Neoenergia Coelba, a fim de validar a conexão ao sistema elétrico de distribuição.
O sistema híbrido também pode ser aplicado, utilizando geração com placa solar e também com gerador a diesel. A depender a necessidade do cliente, o gerador pode ficar apenas para uso em emergência ou atuação em horário de rampa. Faremos o estudo de proteção de acordo com a realidade do cliente, possibilitando uma proteção que atenda aos requisitos técnicos estabelecidos pela Neoenergia Coelba


